Grupo de Leitura

Cláudio Machado
2 min readJan 4, 2023

Documentos, identidade pessoal e literatura

Uma das poucas coisas boas que ficaram para mim como hábito da pandemia foi participar de grupos de leitura e/ou discussões virtuais. Participei de vários nos últimos anos e aprendi bastante sobre temas novos, além de conhecer pessoas interessantes.

O tempo agora está mais curto para atividades desse tipo, todos estamos assoberbados de compromissos após a volta à “normalidade”. Ainda assim, decidi iniciar um novo grupo de leitura.

Há alguns anos venho reunindo obras literárias que fazem menção aos documentos e/ou à identidade pessoal. São obras muito diversas em termos de estilo e temática. Não são livros sobre documentos, mas vejo neles elementos que ajudam a refletir sobre aspectos sociais, culturais e históricos dos documentos e a percepção da identidade pessoal.

Trabalho com isso. Apoiando governos e organizações internacionais e da sociedade civil a reformarem seus ecossistemas de identificação do cidadão. Temos visto acalorados debates sobre o tema. Infelizmente, as discussões estão muito polarizadas, predominando ideias estereotipadas e visões maniqueístas.

A proposta do grupo de leitura não é discutir conceitos, ainda que sejam muito necessários, ou tratar de governança, instituições, tecnologias ou leis. Claro, essas questões podem emergir nos encontros, mas o objetivo é partir da ficção para motivar conversas sobre como os documentos podem estimular a discussão de questões mais amplas.

A curadoria das obras que serão discutidas não teve critérios objetivos, mas tentei mesclar autores de nacionalidades diferentes.

A dinâmica que proponho é simples: durante os encontros tentarei brevemente contextualizar as obras e facilitar a conversa entre os participantes. Não há necessidade de conhecimento prévio sobre aspectos teóricos ou técnicos das práticas de identificação, mas seria ideal a leitura da obra sugerida.

Serão seis encontros ao longo do ano, com intervalos entre eles de aproximadamente dois meses.

O primeiro encontro será no dia 02 de março, sujeito a confirmação, conversaremos sobre o romance O Xará (The Namesake), de Jhumpa Lahiri. Não vou antecipar uma sinopse prévia de cada obra, mas compartilharei as notas que serão elaboradas para contextualizar cada obra.

O livro do encontro subsequente será divulgado ao final de cada encontro. Por hora, divulgo abaixo apenas os temas centrais que proponho para motivar as discussões e que motivaram a escolha das obras.

Temas:

  1. Nome e construção da identidade pessoal
  2. Escravidão e racismo
  3. Fraude e segurança
  4. Colonialismo
  5. Autoritarismo e ditadura
  6. Distopia e vigilância

O grupo é aberto e não há custo de participação. Quem tiver interesse em participar, peço que se inscreva neste link.

--

--